Programa Educação Viária é Vital vai capacitar professores da rede municipal e privada de ensino

Ação intersecretarial da Prefeitura, em parceria com a Fundação Mapfre, vai realizar trabalho de treinamento destes profissionais para disseminar conhecimento em sala de aula

Santo André, 28 de julho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e Secretarias de Mobilidade Urbana e Educação, em parceria com a Fundação Mapfre, vai realizar a capacitação de aproximadamente 150 professores da rede municipal e privada de ensino dentro do programa Educação Viária é Vital. A iniciativa pretende disseminar o conhecimento destes professores para dentro da sala de aula, envolvendo os alunos das escolas.

O treinamento será realizado totalmente em ambiente EAD (Ensino a Distância), por meio do aplicativo Zoom no próximo mês de agosto. A capacitação será realizada em duas fases, sendo que na primeira serão abordados temas relacionados à segurança viária, pedagogia de projetos e desenvolvimento sustentável. Na segunda fase as unidades escolares e seus professores serão convidados a apresentar um projeto e podem concorrer ao prêmio destaque nacional, que vai presentear a escola com um kit multimídia.

“Esta importante iniciativa, em parceria com a Fundação Mapfre, se soma ao trabalho de capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos escolares em sala de aula com alunos de ensino fundamental e médio. O programa vai ser um instrumento para disseminar conhecimento, além de incentivar discussões sobre o tema em sala de aula que vão gerar conhecimento e troca de experiência com as nossas crianças e os jovens”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Dados – Segundo números da Organização das Nações Unidas, em 2014, 87,5% dos brasileiros moravam em cidades e, em 2030, a estimativa é que 91% da população viva em áreas urbanas. Esta crescente urbanização, muitas vezes realizada sem o planejamento necessário, compromete a qualidade de vida das pessoas, que passam a conviver com o aumento da poluição de rios, solo e ar, violência urbana, e, sinistros de trânsito.

Neste cenário, a Mobilidade Sustentável, abordada dentro do programa Educação Viária é Vital, se insere no processo educativo das futuras gerações, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e ativos. De acordo com a Fundação Mapfre, o programa já capacitou mais de 3.350 educadores, em mais de 800 escolas, beneficiando mais de 100 mil alunos.

Texto: Daniel Betega