Santo André antecipa vacinação e começa a imunizar profissionais da educação básica

Trabalhadores precisam realizar cadastro no portal Vacina Já e agendamento no site da Prefeitura

Santo André, 10 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André antecipou para este sábado (10) o início da vacinação para profissionais da educação básica que atuam na cidade. As professoras Denise Marreno, Elena Silva Miotto e Fabiola Aparecida Bassane, que atuam na rede municipal de ensino, foram as primeiras a serem vacinadas, na Unidade de Saúde Vila Guiomar.

“Santo André avança em mais uma importante etapa da vacinação, antecipando a imunização dos profissionais da Educação com idade superior a 47 anos. Uma medida fundamental para garantir a proteção da nossa gente e para planejarmos a volta às aulas presenciais com segurança para educadores e alunos”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Os profissionais com mais de 47 anos devem agendar a vacinação primeiramente no portal Vacina Já do Governo do Estado e, após o recebimento da confirmação com QR Code, realizar o agendamento através do site psa.santoandre.br/vacinacovid.

Serão imunizados professores da educação básica, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, secretários, diretores, vice-diretores, coordenadores, professores coordenadores pedagógicos e cuidadores. Os profissionais podem atuar em escolas municipais, estaduais ou particulares da cidade de Santo André.

“A expectativa para a vacina foi grande, principalmente por mim, que passei pela Covid. É uma maneira de estar honrando a minha profissão, os colegas de trabalho e principalmente para pensar neste retorno, ver os professores voltando para casa com segurança, porque é muito triste ver a escola fechada”, afirmou Elena Silva Miotto, 56 anos, Assistente Pedagógica na creche Dom Décio Pereira.

Ao chegar ao local de vacinação, é obrigatório apresentar o e-mail enviado pelo Estado com a aprovação do cadastro, documento de identidade e CPF. Pacientes que estejam passando por tratamento oncológico devem levar, além dos documentos pessoais, uma carta de liberação médica.

“É uma satisfação lançar a vacinação para os nossos profissionais da educação, que é extremamente importante já que estamos lidando com mais de 33 mil alunos do município. Destacamos também a Campanha do Santo André Solidário, os profissionais que forem receber a vacina podem levar 1kg de alimento para ajudar o Fundo Social de Solidariedade, todos os pontos de vacinação estarão recebendo”, afirmou a secretária da Educação, Cleide Bochixio.

Drive-thru Solidário – Os drive-thrus de vacinação da cidade estão recebendo 1 kg de alimento não perecível como doação. A contribuição não é obrigatória, mas pode fazer diferença na vida de andreenses que passam por necessidade neste momento de crise.

A iniciativa é do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra. As doações irão para o Banco de Alimentos, que fará a entrega para as famílias de maior vulnerabilidade social da cidade. Os itens serão doados para mais de 110 entidades cadastradas no município.

Texto: Daniele Vieira