Santo André imunizará profissionais de educação da rede municipal contra Covid-19 nesse fim de semana

Vacinação ocorrerá em formato drive-thru no Paço Municipal e no Estádio Bruno Daniel

Santo André, 1º de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André irá vacinar contra a Covid-19 no próximo final de semana todos os profissionais da educação que atuam na rede municipal. Os trabalhadores receberão contato para definição de data, local e horário da vacinação. A imunização ocorrerá no sábado (5) e domingo (6), em formato drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal e no Estádio Bruno Daniel.

“Graças à gestão e a eficiência na vacinação contra Covid-19, Santo André conseguirá, até domingo, vacinar toda a rede municipal de educação com a primeira dose da vacina Coronavac. Até o final de junho, a cidade conseguirá imunizar esses profissionais com primeira e segunda dose”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

A opção pela Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, se deu pela rapidez da segunda dose, que pode ser ministrada 21 dias depois da primeira. Desta forma, a previsão é que os trabalhadores estejam totalmente imunizados até o final de junho.

A vacinação de todos os profissionais de educação da rede municipal é fruto de planejamento e gestão da Secretaria de Saúde, que vai utilizar reserva técnica de imunizantes para este fim. Para os profissionais das redes estadual e privada, continua valendo a regra estabelecida pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) que prevê imunização para trabalhadores que têm a partir de 47 anos.

“Com a decisão de antecipar a vacinação em massa dos educadores da rede municipal de ensino, o prefeito Paulo Serra demonstra que a educação de fato é uma prioridade em sua gestão. O sistema educacional sofreu muito com essa interrupção, com grande prejuízo para o desenvolvimento educacional dessa geração. Com a imunização desses trabalhadores, poderemos iniciar o resgate do processo educacional na vida dos nossos alunos, transmitindo segurança a todos os profissionais e principalmente para os pais que precisam trabalhar e deixar seus filhos sob o cuidado da escola”, afirmou a secretária de Educação, Cleide Bochixio.

Retorno das atividades escolares – As aulas presenciais na rede municipal de Santo André estão sendo retomadas de forma gradativa e não obrigatória desde o dia 24 de maio, com alunos do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Nesta segunda-feira (31) ocorreu o retorno de alunos da educação infantil (4 e 5 anos), respeitando as mesmas regras. As crianças do primeiro ciclo final das creches (3 e 4 anos), voltam em 7 de junho. O retorno dos alunos do primeiro ciclo inicial das creches (2 e 3 anos) está previsto para 14 de junho.

Para o retorno, as turmas têm de ser formadas por 35% dos alunos matriculados em cada sala e o revezamento é semanal entre o grupo de alunos que manifestou interesse em retornar presencialmente.

O período de permanência nas escolas também é menor, de 2h30, e há escala de horário para a entrada dos alunos na escola, para evitar a concentração de estudantes e familiares nas áreas dedicadas à entrada e à saída dos estudantes. As escolas comunicarão as famílias sobre a data de retorno de cada aluno.

Para receber os estudantes com toda a segurança, as escolas municipais de Santo André adequaram seus espaços para o cumprimento dos protocolos de segurança, como a retirada de carteiras das salas de aula, marcações no chão para o distanciamento dos alunos e colocação de dispositivos com álcool em gel por diversos pontos.