Santo André inicia vacinação de todos os profissionais da educação da rede municipal contra Covid-19

Imunização ocorre em formato drive-thru neste final de semana, no Paço Municipal e no Estádio Bruno Daniel

Santo André, 5 de junho de 2021 – Santo André, 5 de junho de 2021 – Profissionais da rede municipal de ensino de Santo André com menos de 47 anos de idade começaram a ser vacinados neste sábado (5) contra a Covid-19. A imunização será realizada durante este final de semana, em formato drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal e no Estádio Bruno Daniel.

“Eficiência na vacinação e planejamento nos levaram a este momento tão importante: a primeira etapa da vacinação contra a Covid dos profissionais da Educação municipal. Até o fim de julho, a expectativa é imunizar toda a Educação de Santo André. Medida fundamental para garantir o retorno das aulas presenciais com segurança para alunos, professores e familiares”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.

A imunização contra a Covid-19 em profissionais da educação que atuam na rede municipal está sendo realizada com a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Os trabalhadores receberam contato e foram informados de data, horário e local de vacinação.

O Programa Nacional de Imunizações prevê neste momento vacinação apenas dos profissionais de educação (das redes pública e privada) acima de 47 anos. No entanto, graças à eficiência na aplicação de vacinas em Santo André, foi gerada uma reserva técnica de 3.700 doses (com sobras de grupos prioritários), que permitirá à Prefeitura imunizar todos os profissionais da rede municipal de maneira antecipada. A reserva técnica também é fruto do melhor aproveitamento das doses, que fizeram render até 12 aplicações em frascos com dez doses.

“Esta vacina foi muito aguardada, ainda mais porque estou gestante de 24 semanas. Receber a primeira dose traz maior segurança para mim e minha filha Paloma que está a caminho”, comemorou Marina Veiga, professora da creche Henfil, que foi acompanhada de sua mãe Marcia, de 67 anos, que também já recebeu a imunização em Santo André.

O casal Silvia Ferreira e Diogo Maurílio, profissionais da rede de educação municipal, recebeu a primeira dose da vacina neste sábado. “A palavra e o significado de vida representam muito este momento”, pontuou Silvia, que é professora da creche Demercindo da Costa Brandão, no bairro Camilópolis. “Para mim é poder trabalhar com mais segurança”, completou Diogo, que trabalha como servente na creche do Jardim Rina.

Para os profissionais das redes estadual e privada, continua valendo a regra estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações, que prevê vacinação para trabalhadores que têm a partir de 47 anos.

O objetivo da Prefeitura também é imunizar os profissionais da educação abaixo de 47 anos das redes estadual e particular. Essa imunização, no entanto, depende da chegada de mais doses e ampliação da reserva técnica, hoje suficiente para imunizar os profissionais da rede municipal.

Ampliação de público – Neste sábado, munícipes acima de 18 anos com comorbidades também começaram a ser imunizados, assim como pessoas com deficiência acima de 18 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Telma Maria Ferreira, de 57 anos, moradora do Parque Capuava, recebeu a imunização no drive-thru do Grand Plaza Shopping. “Essa vacina é a nossa salvação”, disse, emocionada, ao lado da filha Juliana que a levou para ser vacinada. “Estou mais tranquila, me sentindo mais segura”, desabafou Irislaine Ferreira, de 55 anos, que mora na Vila Palmares e tem diabetes Tipo 2.

Para se vacinar, é necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid. O sistema indica ao munícipe datas, horários e locais disponíveis para receber a imunização.

Relação de comorbidades – A lista de todas as comorbidades incluídas nesta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 está disponível no site da Prefeitura de Santo André, no link http://tiny.cc/clcxtz.

Solidariedade – O Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, está recebendo doações. Quem for se vacinar pode levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos drive-thrus. Os itens irão para o Banco de Alimentos, que está entregando os itens para as famílias em situação de vulnerabilidade.

| Texto: Caroline Terzi

| Fotos: Angelo Baima/PSA