Educação de Santo André promove semana em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Programação online ocorre de 27 de setembro a 1º de outubro para profissionais da Educação e familiares de alunos com deficiência

Santo André, 22 de setembro de 2021 – A Secretaria de Educação de Santo André promove, de 27 de setembro a 1º de outubro, a semana em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. A iniciativa, realizada de maneira online, trará diversas palestras destinadas aos profissionais da Educação e familiares de alunos com deficiência.

Com o objetivo de gerar reflexões que possam resultar em práticas que contribuam com a metodologia de ensino e favoreçam a inclusão dos alunos com deficiência da rede, a programação começa na segunda-feira (27), das 9h às 12h, com o tema de abertura “Educação Especial Inclusiva: Ampliando Conceitos”. Destinada a professores de atendimento educacional especializado (PAEE), Professores de Educação Inclusiva (PAEI) e professores de Educação Física, a palestra será ministrada por Geisse Martins, doutorando em Educação e mestre em Educação.

Ainda no dia 27, das 13h30 às 16h30, ocorre a palestra “Capacitismo: reflexões sobre os processos de inclusão da pessoa com deficiência. A gestão escolar como estruturante no processo de construção da cultura educacional inclusiva” com Luciana Magalhães, doutora em educação e professora do mestrado profissional em educação, e Sandra Batistão, mestre em Ciências pela USP, professora de carreira pública na rede municipal de ensino e integrante do @Coletivxs.

A atividade é destinada a professores de atendimento educacional especializado (PAEE), professores assessores de Educação Inclusiva (PAEI), agente de inclusão escolar (AIE), professores de Educação Física, assistente pedagógico (AP), diretor de Unidade Escolar (DUE), vice e coordenador de Serviço Educacional (CSE) das EMEIEFs.

Já na noite do dia 27, das 19h às 21h, o tema abordado será o “Capacitismo: reflexões sobre os processos de inclusão da pessoa com deficiência”, com Luciana Magalhães – doutora em educação e professora do mestrado profissional em educação. Para participar da atividade, destinada a profissionais da rede municipal e familiares dos alunos, é necessário fazer inscrição através do link https://forms.gle/Enj8DxtAsx2ibiWC6.

Na terça-feira (28), das 13h30 às 16h30, o assunto “Capacitismo: reflexões sobre os processos de inclusão da pessoa com deficiência. A gestão escolar como estruturante no processo de construção da cultura educacional inclusiva” será retomado com as palestrantes Luciana Magalhães e Sandra Batistão. Desta vez os públicos-alvo serão equipes gestoras e CSE das creches e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como creches conveniadas e escolas particulares supervisionadas pela Educação Infantil.

A temática Recursos Tecnológicos no Atendimento Educacional Especializado será debatida na terça-feira (28), das 19h às 21h, com a participação de Kátia e Stefhanie (professoras do Atendimento Educacional Especializado – AEE) e Marina (AP da Gerência de Educação Inclusiva). A atividade é destinada a profissionais da rede municipal, creches conveniadas e escolas particulares supervisionadas pela Educação Infantil e é necessário fazer inscrição pelo link https://forms.gle/L4qj2qNqVEs5aynJA.

Iniciando a programação do dia 29, quarta-feira, das 10h30 às 12h ocorre a palestra Capacitismo: reflexões sobre os processos de inclusão da pessoa com deficiência com Luciana Magalhães. Estagiários da Educação Inclusiva e professores da rede municipal, creches conveniadas e escolas particulares supervisionadas pela Educação Infantil podem se cadastrar pelo link https://forms.gle/maebfcdacJ1NJpuT9.

A apresentação se repete, para o mesmo perfil de público, das 13h30 às 15h, a partir de cadastro pelo link https://forms.gle/Afw8kFLqM1PqcZiaA

Das 19h às 21h do dia 29, ocorre a palestra “As perdas auditivas e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos contextos escolares”, com Patrícia Pereira – doutora em Saúde Pública, com experiência clínica e educacional com pessoas surdas, e atualmente é professora da área de Libras na UFABC. Para ter acesso a este conteúdo, profissionais da rede municipal, creches conveniadas e escolas particulares supervisionadas pela Educação Infantil devem se inscrever pelo link https://forms.gle/P8fZYTTWpGnVYe8s8

Na quinta-feira (30), das 19h às 21h, as Práticas no Atendimento Educacional Especializado com o TiX serão o tema principal. Ivania e Roseli, professoras do AEE, irão explanar sobre o assunto a profissionais da rede municipal, de creches conveniadas e escolas particulares supervisionadas pela Educação Infantil. As inscrições devem ser realizadas através do link https://forms.gle/b3CEf2MGuBZvhMpF9

No último dia de programação do evento online (1º), das 9h às 11h, Ivo de Lima, titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência, e Adriano da Silva Cruz, secretário adjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência, apresentam a palestra Compartilhando as ações da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) . O evento será direcionado para familiares de aluno com deficiência, professores de atendimento educacional especializado (PAEE) e professores assessores de Educação Inclusiva (PAEI), que deverão se cadastrar pelo link https://forms.gle/7HADScJpRb2Rwo1R8

Encerrando as atividades da semana em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na sexta-feira, das 19h às 21h, o destaque será para as “Salas de Recursos Multifuncionais, explorando estratégias e práticas no período pandêmico”. O encontro contará com a participação de Daniele, Dione, Glória e Sandra, todas professoras do AEE, Camila, do PAEI, e Carla Patricia, AP da Gerência de Educação Inclusiva, e será destinado a profissionais da rede municipal, das creches conveniadas e escolas particulares supervisionadas pela Educação Infantil. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/e6afuLU1nU1RLoav7

Para as palestras que demandam inscrições prévias, serão enviados os links de participação um dia antes da atividade, via e-mail.

Texto: Caroline Terzi
Foto: Angelo Baima/ PSA